sábado, 20 de outubro de 2012
OMG, estudantes Lexicon Internet aloja em escrita escolar
Por Anastacia Mott Austin
OMG, não é mesmo LOL engraçado. Pesquisadores descobriram que a médio e estudantes do ensino médio escrita acadêmica muitas vezes contém trechos de as siglas abreviadas ou "emoticons" que eles usam online com seus amigos.
Os dados foram coletados em 2007 pela Pew Internet & American Life Project, em colaboração com o Colégio Comissão Nacional de Conselhos de Redação.
As duas organizações realizaram entrevistas com crianças de idades 12-17, juntamente com seus pais. Os resultados foram compilados em um estudo intitulado "Escrita, Tecnologia e Adolescentes", que teve como objetivo descobrir a conexão, se houver, entre os adolescentes de redação para a escola e não o que eles usam on-line para se conectar com seus amigos.
Sessenta e quatro por cento dos estudantes entrevistados admitiu que eles têm, por vezes, permitiu que o estilo informal de suas vidas online para infiltrar-se em seu trabalho escolar. Esta tendência aumentou mais os estudantes usaram sites de redes sociais como o Facebook ou MySpace.
Uma porcentagem menor, 38 por cento, disse que eles têm realmente usado siglas abreviadas (como "LOL" para rindo alto) em ensaios acadêmicos na escola, e um quarto dos entrevistados haviam usado o smiley face ou outros emoticons em trabalhos escolares.
Mas o que isso tudo significa? É estudante de escrever degenerar devido à influência da Internet gíria social, ou é o fato de que os alunos estão escrevendo mais, em geral, por causa de seus sites de redes sociais uma coisa boa?
Depende de quem você perguntar. Cecile De Gato, da Universidade de Leeds, Escola de Línguas Modernas e Culturas, compara a prática a usar dois idiomas diferentes. "O que está em jogo aqui é apenas a capacidade de expressar-se em mais do que um registo", disse De Cat a jornalistas. "Enquanto as crianças são ensinadas a usar a ortografia padrão e para apreciar a diferença entre os registros, isso pode até ser positivo."
Richard Franco, professor adjunto da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e do diretor do Projeto Nacional de Escrita, concorda em um ponto. "Queremos sempre mais dos estudantes. Acho que essa explosão de escrita é realmente uma coisa muito boa", disse Sterling aos repórteres. No entanto, Sterling também apontou uma das desvantagens que os estudantes podem pegar na modelagem de seus estilos de escrita em torno do que eles vêem online. "A sociedade em geral é rápido, rápido-passeado, um monte de meios de comunicação é em pequenas mordidas, e que não se reflete em sua escrita Não tende a ser uma espécie de ritmo sem fôlego para uma grande parte do trabalho que produzem." disse Sterling.
Mas mesmo aqueles que sentem que a influência da internet sobre os estudantes de escrita não é positiva concordam que casos de "e-falar" pode ser usado como uma oportunidade para ensinar habilidades de escrita adequados.
"É um momento de aprendizado", disse Amanda Lenhart, pesquisadora da Pew. "Se você achar que em uma criança ou escrita do aluno, essa é uma oportunidade para abordar as diferenças entre escrita formal e informal. Eles aprendem a fazer a distinção, assim como aprender a não usar gírias na escrita formal."...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário