terça-feira, 23 de outubro de 2012
Diferença entre Modelo Protótipo e Modelo Cachoeira
Quase sempre, há mais do que uma forma de resolver um problema. Embora o resultado final seja o mesmo, há muitos caminhos diferentes que podem ser tomadas para chegar à solução. Da mesma forma, cada um dos problemas de desenvolvimento de software é passível de uma gama de soluções diferentes. Criação de uma aplicação de software pode ser realizada de várias maneiras e uma equipa de desenvolvimento deve adoptar um processo que é mais idealmente adaptado à natureza do produto final.
Uma das abordagens mais tradicionais de desenvolvimento de software é o modelo cascata, enquanto um mais um não convencional é o modelo de protótipo. Estes modelos de desenvolvimento de software são influenciados pelos processos de fabricação de produtos eletrônicos e indústrias de hardware. Neste artigo Buzzle, apresento a diferença entre o modelo de protótipo e modelo em cascata, comparando as suas características.
Idealmente, qualquer empresa gostaria de adotar um processo de desenvolvimento de software que otimiza o uso de recursos e entrega um produto final livre de bugs que atende perfeitamente as expectativas dos usuários e que também, dentro do orçamento definido, bem como de quadros tempo. Antes de olharmos para a diferença entre os dois modelos, deixe-me dar-lhe uma visão geral de como funcionam os modelos cascata e protótipo.
Como funciona o modelo em cascata?
Quando você olha para o modelo cascata, as palavras que vêm à sua mente são "estruturado" e "ordenada". O modelo cascata é inspirado pela filosofia do 'linha de montagem' da indústria de hardware, onde cada etapa é iniciada somente após a conclusão bem sucedida do anterior. É nomeado como "modelo em cascata", porque cada passo depende do anterior e acumula-se ou "fluxos" do trabalho feito nas fases anteriores.
Todo o processo de desenvolvimento de software, de acordo com o modelo de Cachoeira, começa com a compreensão das necessidades e expectativas do cliente ou usuário final. Após os requisitos são claramente compreendidas pelos desenvolvedores, análise e design do software realmente começa.
Esta fase é a mais intensa de todos e envolve os principais desenvolvedores, que idealizar um projeto que seria perfeitamente atender a todas as necessidades do usuário e ser bastante robusto para a implementação. Uma vez que o desenho está pronto, a codificação é iniciada. Equipes separadas incidirá sobre uma pequena parte de todo o projeto de codificação e todas estas partes do projeto serão colocados juntos na fase de integração que se segue.
Uma vez que o programa está pronto após a integração, a fase de teste e de depuração começa. Aqui todos os recursos do software e cada uma de suas funções são testados e os erros se houver, são retificados. Isto é seguido pela implementação no local real do aplicativo para o cliente. Uma equipe dedicada cuida da manutenção futura do software e serviço ao cliente.
Como funciona o modelo de protótipo?
Vamos ver agora o que o modelo de protótipo de desenvolvimento de software é semelhante. Este modelo é radicalmente diferente do modelo em cascata de várias maneiras. Como o próprio nome sugere, este processo envolve a criação de "protótipos" ou "modelos-primas" do produto final, logo no início, que são continuamente melhorado por meio de feedback do usuário e os esforços de desenvolvimento, até que um produto final que confirma exatamente com o usuário requisitos é criado.
O desenvolvedor fornece ao cliente uma aplicação protótipo áspera, logo depois que ele foi alimentado as exigências. Trata-se de uma primeira e 'esboçado "modelo do produto final, com a funcionalidade básica e interface de utilizador. Ao analisar o protótipo, o cliente fornece feedback para os desenvolvedores, sobre se este é o tipo de coisa que ele quer.
De acordo com as alterações sugeridas e relatório global de cliente, o protótipo é retrabalhado por base e que mantém a melhoria através da concepção melhor, até que seja transformada no programa que satisfaz todas as exigências do cliente. Este é um tipo de projeto "Interativo", onde o usuário final é envolvido em cada estágio de desenvolvimento. Cada protótipo evolução passa por teste e depuração fases, incluindo o produto final, antes da implantação.
Diferença entre Modelo Protótipo e Modelo Cachoeira
Agora que você tem uma compreensão básica do que a cachoeira modelo e protótipo são tudo, deixe-me apontar as diferenças principais nestas duas filosofias de design de software. O modelo em cascata diretamente entrega o produto final para o usuário e seu retorno só é tomada em, antes da fase de projeto. Por outro lado, o modelo de protótipo cria vários aplicativos de trabalho ásperas e envolve a interação constante do usuário, até que os desenvolvedores vêm com a aplicação final, o que satisfaz o usuário.
Enquanto o modelo em cascata é linear, o modelo de protótipo não é linear e evolutivo na natureza. Ambos os processos têm seus méritos e deméritos. De acordo com especialistas, o modelo de protótipo é adequado para aplicações on-line onde interfaces de usuário são o componente mais importante e os clientes não são claras sobre o que exatamente precisa no produto final.
Por outro lado, o modelo cascata é o mais adequado para um projeto de software mais convencionais, onde as necessidades dos utilizadores são claras, desde o início. Um modelo de protótipo garante que os usuários envolvimento que faz alterações de última hora possível. O modelo em cascata torna difícil a aplicação de quaisquer mudanças sugeridas pelo usuário, após a especificação inicial.
Para concluir, é evidente que o modelo de protótipo é mais adequada quando o próprio cliente não tem certeza do que ele quer e modelo em cascata é uma aposta segura, quando o usuário final ou cliente é claro sobre o que ele quer. Antes de decidir qual modelo seria ideal para o seu próprio projeto de desenvolvimento de software, o estudo da natureza dos requisitos do cliente e escolher um processo que iria dar-lhe as melhores chances de criação de um produto final satisfatório....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário